Procura um advogado em Guarulhos? Você sabe como escolher um bom Advogado para atender as suas necessidades?
– É importante saber escolher um Advogado. Principalmente porque ele cuidará dos Seus Maiores Bens: do seu Direito à Vida, do seu Patrimônio e Liberdade.
Na maioria das vezes, pode até ser que a busca de um Advogado não se dê um um “bom momento”. Muitas pessoas acreditam que a busca de um Advogado se dê apenas em “momentos ruins”. Mas isso é um grande mito.
Primordialmente, você não poderá errar na escolha ao precisar de um Advogado. Exatamente para que o seu “problema” jurídico não seja aumentado em razão da má escolha do profissional.
Abaixo, listaremos alguma dicas para que você possa escolher um Advogado em Guarulhos, ou em qualquer localidade que você esteja.
Antes de tudo, há aproximadamente 1 Milhão de Advogados no Brasil.
Entretanto, somente uma pequena parte possui uma Experiência Profissional Ativa.
Em outras palavras, são poucos os profissionais que se dedicam à Advocacia, de forma profissional. Colecionando experiências práticas com o patrocínio de demandas judiciais. As quais podem durar muitos anos.
Assim também, experiência com a coordenação de equipes jurídicas, de Advogados, estagiários etc. Obtendo experiências que cooperem para uma boa postura em âmbito jurídico e processual.
Ou seja, escolher um profissional experiente evitará que ocorram problemas no andamento da sua causa. Por falta de experiência do Advogado em relação aos procedimentos a serem adotados. Se antecipando em relação aos atos judiciais. Propondo uma atuação de forma Estratégica, dentro das previsões da Lei e à Luz da capacitação do Advogado.
Além de experiência na Advocacia, é importante que o Advogado também tenha experiência na Área do Direito que o cliente necessita.
(Por exemplo: Empresarial, Direito Médico, Direito Civil, Ambiental, Administrativo etc.)
Isso porque, infelizmente, é muito comum que profissionais de outras áreas aceitem patrocinar causas que não possuem qualquer experiência ou domínio.
Um exemplo disso, é um Advogado que atua majoritariamente na área Trabalhista, processando Empresas em favor de empregados e trabalhadores. Mas por outro lado, se “aventura” ao patrocinar demanda em outra área, como no ramo do Direito Empresarial.
Sem generalizar e, ainda não não exista uma restrição para que o Advogado possa atuar concomitantemente nessas duas áreas. Não há como negar que a atuação em Direito Empresarial requer o domínio de conhecimentos próprios, como Princípios, teses e preceitos próprios dessa área de atuação (Direito Empresarial).
Princípios e demais conhecimentos que são diametralmente opostos aos do Direito do Trabalho. Dentre outros exemplos.
Em outras palavras, essa falta de experiência do Advogado poderá sim causar prejuízos ao cliente.
Como visto até aqui, há aproximadamente 1 milhão de Advogados inscritos na OAB.
Contudo, ser Advogado é muito mais do que isso.
Considerando o grande número de profissionais, há relatos de profissionais que não agem dentro da Lei e ética profissional, como ocorre em outras profissões. Isso é, descumprindo os deveres previstos no estatuto da OAB e outras Leis Federais aplicáveis à Advocacia (leia as Legislações clicando Aqui e Aqui)
Com isso, há relatos de pessoas que foram lesadas pelo comportamento do Advogado. Quebrando a relação mútua de confiança que deve existir entre cliente e Advogado.
Para evitar esse tipo de situação, a parte interessada poderá buscar a vida pregressa do Advogado a ser contratado. Isso pode ser feito facilmente pela Internet, ou junto à OAB da sua Região.
Ademais, por meio do site dos Tribunais de Justiça, é possível verificar se há processos judiciais contra os Advogados. Eventuais demandas que discutam a responsabilidade pela conduta profissional.
Além disso, junto à OAB você poderá verificar se há processos administrativos em nome do Advogado, ou ainda condenações administrativas (o que é ainda mais grave).
Com isso, você poderá saber se outros clientes foram lesados ou prejudicados pela conduta do profissional.
Dessa forma, ainda que tais situações sejam exceções, e não a regra. Há relatos de pessoas que tiveram experiências ruins com seus Advogados. Principalmente por questões financeiras, falta de informações, prestações de contas ou transparência na Prestação dos Serviços.
Essas são reclamações comuns de muitos clientes que nos procuram, e que merecem destaque para orientar outras pessoas que precisam escolher um Advogado.
Ao entregar a sua causa a um Advogado, conheça melhor o seu perfil Profissional, não se valendo única e exclusivamente pelo Valor dos Honorários. Ou ainda por uma indicação feita por um parente, amigo etc.
Em síntese, ao contratar um advogado em Guarulhos ou em outra localidade, questione quais são as obrigações que ele se comprometeu a entregar. Preferencialmente, obrigações profissionais que devem estar previstas por escrito, sendo esta uma garantia do cliente, evitando problemas futuros.
Por exemplo. Se a atuação do Advogado se dará em Âmbito Judicial ou Administrativo. Se o Advogado atuará em todas as instâncias, ou apenas em Primeiro Grau.
Similarmente, com relação ao pagamento dos honorários Advocatícios (remuneração do Advogado), se este pagamento se dará no momento da contratação. De forma à vista ou parcelada. Ou se este pagamento dos honorários poderá ocorrer no final.
Cada Advogado tem liberdade para escolher a forma que irá atuar. Considerando a área e peculiaridades da causa que o profissional patrocinará, enquanto que ele deverá esclarecer toda e qualquer dúvida do seu cliente. Durante e depois da contratação.
Erro: Formulário de contato não encontrado.